Confira a programação completa das comemorações do aniversário de Fortaleza

Texto: Verbena Gomes

No sábado, 13 de abril, é o aniversário de Fortaleza. A capital do Ceará se desenvolveu a partir de um forte, chamado de forte Schoonenborch, às margens do riacho Pajeú, que depois teve seu nome alterado para Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, onde prevaleceu o nome de Fortaleza.

O aniversário de 293 anos contará com shows e atrações em vários pontos  da cidade. A programação é gratuita e aberta ao público. Confira:

Praia de Iracema

No sábado, 13, a partir das 18 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema, acontece apresentação do projeto Para Cantar Fortaleza, formado por Nayra Costa, Marília Lima, Lorena Lyse, Roberta Fiúza e Carol Damasceno, com direção musical de Pantico Rocha. O evento segue com o show do cantor cearense Ednardo e em seguida, finalizando a programação, sobe ao palco o cantor Zeca Baleiro.

Centro

Também a partir das 18 horas de sábado, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N – Centro), o público poderá conferir o projeto Mercado Criativo. O evento reúne expositores do circuito de feiras realizadas e apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza, como a Feira Afins de Vitrola, o Mercado Coletivo e o Mercado dos Quadrinhos, e terá a apresentação do DJ Gomes Smith e do bloco Café Preto, com Haroldo Guimarães e Giselle Café.

O Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, nº 299 – Centro) recebe a partir das 19 horas de sábado o projeto 293 Versos de Amor, onde a Orquestra Popular do Nordeste e o ator Ricardo Guilherme realizam uma homenagem aos 293 anos da Cidade de Fortaleza.

Aerolândia

No Mercado da Aerolândia (BR-116, 5823 – Alto da Balança) a festa acontece de 18 às 22 horas, com show do Casal do Acordeon, Vanin e Nicinha. Além da apresentação do Grupo Farra DusBons, com Jean Dumont.

Conjunto Ceará

Até sexta-feira, 12, das 8h às 18h, na Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará) acontecem as exposições “Coleção Pajeú”, com histórias dos bairros Praia de Iracema, Rodolfo Teófilo, Conjunto Palmeiras, José Walter, Montese e Pirambu e “Fortaleza ontem e hoje”, com imagens comparativas de como eram antes e como estão atualmente os pontos turísticos de Fortaleza. A programação também contará com a exibição da série “Os Cearenses: história do Ceará na sala de aula”. Além de docudramas que abordam períodos e personagens da história do Ceará: Ceará Colonial (10/04, às 15h); Ceará Imperial (11/04, às 15h) e Ceará Republicano (12/04, às 15h).

Autran Nunes

No sábado, dia 13, das 9h às 12h, a Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes) comemora o aniversário de 1 ano. Haverá programação com apresentação de dança do grupo Geração Jovem, música ao vivo com os músicos e professores Sales e Mizael. Além de pula-pula e pipoca para a criançada.

Premiação Medalha Iracema

Todos os anos, instituições e cidadãos que tenham prestado serviços importantes à sociedade de Fortaleza são honrados com a Medalha Iracema. A cerimônia ocorrerá no sábado, a partir das 9h30min, no Teatro São José. Dentre os homenageados estão o empresário Pio Rodrigues, o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira e o ex-senador Mauro Benevides.

Programação Infantil

No domingo, dia 14, a programação infantil começa a partir das 9 horas, no Passeio Público (Praça dos Mártires, rua Dr. João Moreira, S/N, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro), com a Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras, contação de histórias com Grupo Recontar e apresentação do Chaplin cearense.

Festival Esportivo Atleta Cidadão

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece) realiza na manhã de sábado atividades esportivas e recreativas no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 8h, com aulas de Beach Soccer, Futvôlei, vôlei de praia, duathlon aquático (natação e corrida) e corridinha.

Ciclofaixa Cultural

Com o tema “Olhares sobre o Mar – Narrativa da Fortaleza dos anos 1940”, o projeto Ciclofaixa Cultural acontecerá domingo, das 8 às 12 horas. O passeio ciclístico percorrerá espaços tradicionais e culturais da região, como o Centro Cultural Belchior, Ideal Clube, Náutico Atlético Cearense e Capela São Pedro dos Pescadores. Em cada ponto de parada, haverá guias e historiadores, ressaltando a importância histórica e curiosidades referentes a cada local de visitação. A concentração será no Estoril.

Julianna Formiga

Jornalista e professora na DeVry Fanor.

2.262 comentários em “Confira a programação completa das comemorações do aniversário de Fortaleza