Redes Sociais Jornal Grande Circular
Jornal Laboratório
Devry | Fanor | Nucom

MESA REDONDA SOBRE SELETIVIDADE PENAL: O racismo e a impunidade do poder legislativo brasileiro.

Palestrantes em meio ao debate. (Foto: Emile Honorato)

Por Luis Paulo e Ariely Lima

O curso de psicologia, juntamente com alunos, professores e colaboradores, estão realizando a VII Semana de Psicologia, trazendo temas da sociedade em que o próprio curso e profissão querem mostrar o que está acontecendo com a sociedade.

No dia 30 de outubro, os alunos puderam participar de mesa redonda, em que o tema abordado foi sobre o Caso Rafael Braga, um jovem preso nas manifestações em 2013 por portar uma garrafa de pinho sol e acusado pelos policiais por ser um coquetel molotov. A mesa estava representada por Rayanne Cruz, estudante de psicologia e organizadora do evento, participante do Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política, Jamieson Simões, Liberdade a Rafael Braga – Comitê Cearense e Marcus Giovani Ribeiro Moreira, Doutorando em Sociologia – UFC. A intenção da mesa foi mostrar o compromisso da psicologia com assuntos como o caso citado, que mostra o racismo existente na sociedade, onde o jovem negro, pobre e favelado é estereotipado como sempre uma pessoa a ser punida.

Com isso, a psicologia quer se inserir nessa sociedade, onde essas minorias não tem vez, dar todo apoio e assistência e mostrar que todos tem direito e uma vida digna e sem medo de repressões.  No início do debate a estudante Rayanne iniciou afirmando: “Falar de Rafael Braga é falar sobre tudo de racismo, e eu não sou negra, sou uma mulher branca e estou muito honrada em participar desse debate, e não significa que pessoas brancas não devam falar de racismo. Todos devem falar sobre isso, é um dever de todos.”

Para mais informações sobre o que é a Desmilitarização, aqui estão disponíveis dois links de sites confiáveis que falam sobre esse tema:

http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/07/entenda-o-que-e-a-desmilitarizacao-da-policia

https://www.reddit.com/r/brasil/comments/3g8l66/o_que_significa_a_desmilitariza%C3%A7%C3%A3o_da_pol%C3%ADcia/