Redes Sociais Jornal Grande Circular
Jornal Laboratório
Devry | Fanor | Nucom

Semacom 2017 – Fortaleza 365 por Maísa Vasconcelos

Foto: Henrique Carlos

Texto: Carol de Paula e Kamilla Vasconcelos  

“A Fortaleza que quer ser e, num átimo, já não é”. Assim a jornalista e apresentadora Maísa Vasconcelos iniciou a apresentação de seu projeto, Fortaleza 365, para os alunos da Devry / Fanor, no segundo dia da Semacom 2017.

Foram 365 dias, iniciados no primeiro dia do ano de 2015, em que a jornalista se propôs a capturar e registrar uma foto diária, através da câmera do seu celular, da sua amada cidade de Fortaleza.

O projeto surgiu como meio de reencontrar-se na cidade. A jornalista relatou que há algum tempo enfrentava inquietações e desencantos. Vontade de respirar novos ares, buscar novas experiências.

Para os ávidos alunos, ela contou detalhadamente como foi essa experiência, quais os desafios que enfrentou e como foi viver essa proposta de relacionamento com a cidade. Ao final de cada dia, ela postava a foto e uma poética legenda, carregada de sentimento e arte, na rede de relacionamento Instagram.

A sensação para quem acompanhou a palestra de Maísa, foi quase como de quem folheava um álbum. Todas sequenciadas, carregadas de emoções e memórias da jornalista e da cidade que se transfigura.

Maísa ainda relatou que, durante o processo, foi acometida de uma ainda desconhecida zyka, o que dificultou, mas não paralisou seu projeto. Mesmo com todas as dificuldades, ela tirou fotos do seu carro em movimento, da janela do seu quarto, ou de qualquer lugar onde estivesse. Mas cumpriu brilhantemente seu propósito, que enfim teve grande reconhecimento do público e da mídia.

A apresentadora também revelou o desejo de transformar seu projeto em exposição, no intuito de incentivar aos futuros jornalistas e fotógrafos a seguirem projetos parecidos ou outros que sonhem realizar.

Ao final do encontro, Maísa posou pacientemente para fotos, tirou dúvidas e se colocou à inteiramente disposição dos alunos.