Kick Off 2017 – Conheça a finalista Amanda Livas

Repórter: Ariely Lima

O programa “Kick Off Novos Designers” foi criado pelo Fashion Revolution Brasil, com o propósito de buscar e valorizar trabalhos que tenham vertentes artesanais e processos sustentáveis em sua produção. “Assim que lançaram o processo seletivo, fiz o projeto Enlace e me inscrevi, pois acredito que podemos produzir usando materiais que seriam descartados e transformá-los em algo novo e bonito”, contou Amanda.

Amanda conta que o interesse pela moda veio desde cedo, pois sua família trabalha nesse ramo há muitas gerações, e sempre foi muito natural para ela: “Cresci vendo costureiras, vendo tecidos serem enfestados e cortados. E como sempre gostei daquele ambiente de ”chão de fábrica”, queria aprender tudo o que eles podiam me ensinar. Eu entrei na área e quando vi, já estava ganhando dinheiro com aquilo”, relatou.

O conceito por trás do Projeto Enlace é a valorização do artesanato tradicional como forma de enaltecer os saberes tradicionais da tecelagem, muitas vezes perdidas no tempo. A roupa é também registro de seu processo produtivo, pois ela pode revelar uma trama preciosa de conhecimento, história e improvisos. Amanda comenta: “Devemos aprender a apreciar a magnificência e beleza do nosso mundo natural, além de mostrar a importância de proteger o meio ambiente. É preciso voltar a pensar no artesanal, na sua durabilidade e sabedoria por trás de toda a trama.”

Como todo aluno formado em moda, um grande sonho comum entre eles é lançar sua própria marca. Para Amanda Livas, esse sonho não é diferente. Ela conta que seus planos para o futuro são de produzir de forma local, mesmo sabendo que hoje não se tem mais barreiras geográficas para isso. Seu desejo é poder levar a estética e tipologias artesanais do Ceará para o mundo.

A faculdade Fanor conta com ótimos professores, que a incentivam, comemoram e ajudam durante os processos de criação e produção. “Me sinto em uma grande família e sou muito grata a todos que me incentivaram desde o primeiro dia de aula”, citou a estudante de moda.

Julianna Formiga

Jornalista e professora na DeVry Fanor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *